Foto por: INTERNET

Adeus a Don Alfredo Morell

Por: Márcia Benevento Mota

Adeus a Don Alfredo Morell

A ABCIndubrasil lamenta a tristeza que se abateu sobre a família do titular do criatório mexicano da raça Indubrasil, Finca Perseverancia.
Os indubrasilistas brasileiros se solidarizam com os parentes e com todos os amigos do criador Alfredo d´Argence Morell, morto no dia 7 de dezembro, segunda-feira, na cidade onde vivia, Tuxtla Gutierres, estado de Chiapas.
Don Alfredo foi vítima de um ataque de bandidos ao sair de uma barbearia. Dois homens não identificados cercaram o veículo do criador em uma motocicleta e atiraram nele, causando a tragédia.
Don Alfredo d´Argence Morell tinha 79 anos. Ele deixa a esposa Guadalupe Zardain Albran de d´Argence, os filhos Paulina, Alfredo, Adrian e netos.
O funeral será realizado na residência dos Morell.
Os amigos contam que o criador foi um homem honrado, honesto e dedicado ao trabalho, que sempre estendeu a mão para os necessitados e quem lhe pedia ajuda.
Como um dos pioneiros da introdução da raça Brahman no país e um dos maiores fomentadores da raça Indubrasil, ele se destacava pela qualidade do plantel que selecionava e pela representatividade que exercia em favor dos zebuínos no México, tendo sido um dos fundadores da Associação Mexicana de Criadores de Zebu (AMCC).
Don Alfredo estabeleceu seu criatório, a Finca Perseverancia, em 1959, no município de Tonala, também no estado de Chiapas. Ele formou os planteis a partir da importação dos Estados Unidos de vários exemplares Brahman com crias ao pé e a aquisição no país das melhores doadoras Indubrasil que foram identificadas e garimpadas em grupos seletos de renomados e premiados plantéis.
A Perseverancia tornou-se um celeiro de genética para formação de novos rebanhos de melhoramento genético de animais registrados tanto no México, como em países vizinhos através da comercialização de sêmen de reprodutores de alta qualidade e touros puros para propriedade de criação comercial.
A fazenda dos Morell exporta para Estados Unidos, África do Sul, Belize, Panamá, Colômbia, Tailândia, Filipinas e praticamente todos os países da América Central com mais de 20 mil clientes fidelizados em seus relatórios.
A Finca Perseverancia foi a primeira a introduzir os processos de inseminação artificial com genética zebu no México, tendo seu titular por duas vezes contemplado com a medalha presidencial de mérito pecuário e, também por duas duas, vezes premiado com o mérito da AMCC. Além de todos as premiações de pistas para seus animais, outras conquistas relevantes foram o Prêmio Jalisco para o melhor exemplar de todas as raças, sendo a única fazenda de criação do México a receber o Zebu de Ouro por registrar de forma ininterrupta por 50 anos.
O plantel de Don Alfredo foi um importante disseminador de genética Indubrasil a partir do México e o criador, um de seus maiores incentivadores e fomentadores.
Don Alfredo tinha formação superior em agronegócios, era mestre em administração com especialização em marketing.

PRAÇA VICENTINO RODRIGUES DA CUNHA N. 110
PARQUE FERNANDO COSTA
UBERABA | MG

indubrasil@terra.com.br
34 3336-4400

Instagram

@indubrasiloficial